quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Jader Soares lança hoje, livro sobre PAULA NEI, o 1º Humorista Brasileiro no Shopping Benfica


 
PAULA NEI – O Primeiro Humorista Brasileiro
Autor: Jader Soares
Apresentação do Livro: Chico Anysio

            O humorista Jader Soares faz mais um Lançamento de livro neste dia 25 de outubro/2017. O  livro é biográfico e pra lá de curioso. Trata-se de “PAULA NEI – O Primeiro Humorista Brasileiro”. E como não poderia deixar de ser, o biografado é cearense. O livro foi escrito em 2008 e lançado oficialmente em 2015 na I Festa Literária do Humor Cearense, realizada no Museu do Humor Cearense/Teatro Chico Anysio e em seguida também teve lançamento na Academia de Letras de Aracati, terra onde nasceu Nei. A apresentação do livro, que vai na orelha, é simplesmente de Chico Anysio. Este é o 6º livro de Jader.

Paula Nei nasceu em Aracati-CE, a 2 de fevereiro de 1858, faleceu no dia 13 de outubro de 1897 (120 anos de morte), no Rio de Janeiro. Viveu 39 anos, 8 meses e 11 dias. Pouco tempo de vida, mas o bastante para pilheriar e fazer da vida um grande saco de risadas.

            Aos 18 anos, resolveu, com o consentimento do pai, morar na Capital do Império, Rio de Janeiro. O ano: 1876. Lá, tornou-se jornalista, quase médico, poeta, boêmio e o Rei da Pilhéria. A Rua do Ouvidor, centro da efervescência política e cultural do Rio, era o “Escritório” do Nei. Amigo de intelectuais e escritores como Coelho Neto, Aluísio  Azevedo, José do Patrocínio, Emílio de Menezes e Olavo Bilac, só pra citar alguns, o poeta era disputado para estar presente nas mesas dos cafés das elegantíssimas confeitarias da época. 

            Apesar de ser jornalista, Nei detestava escrever. Dizia “Sou um literato agráfico, um folhetista oral.

            Como poeta, escreveu 7 sonetos. O mais famoso é o “A Fortaleza”. A famosa expressão: “A loira desposada do Sol”, referente à nossa capital, está neste soneto:

A Fortaleza

Ao longe, em brancas praias embalada
Pelas ondas azuis dos verdes mares, 
A Fortaleza, a loira desposada
Do sol, dormita à sombra dos palmares.

Loura de sol e branca de luares,
Como uma hóstia de luz cristalizada,
Entre verbenas e jardins pousada
Na brancura de místicos altares.

Lá canta em cada ramo um passarinho,
Há pipilos de amor em cada ninho,
Na solidão dos verdes matagais...

É minha terra! a terra de Iracema,
O decantado e esplêndido poema
De alegria e beleza universais!

            Paula Nei era louco pelo Ceará. Dizia: “Pelo Brasil sou capaz de morrer! Pelo Ceará sou capaz de matar!

Nei foi estudante de medicina. E foi justamente nesta Faculdade, que mais “aprontou”. Um exemplo: O professor Luís Pientznauer que,   arguindo Paula Nei em exame de Anatomia Descritiva, depois de verificar que o estudante nada sabia do ponto sorteado, nem dos outros, resolveu, para salvá-lo, fazer-lhe uma pergunta de misericórdia:

            - Diga-me ao menos, senhor Nei: quantos ossos tem o crânio de um homem?

- Não me recordo, professor, mas tenho-os todos aqui na cabeça...

Jader argumenta que “humorista é aquele que provoca riso de modo constante em seu dia-a-dia, transformando as situações, por mais adversas que sejam em bom humor”. Chico Anysio dizia: “o humorista é antes de qualquer coisa um observador”. E Jader conclui: “Ninguém observava a tudo e a todos, provocando risos constantes, como o fizera Paula Nei”.

            Na contracapa do Livro, o autor Jader Soares escreveu sobre a obra:

“Vamos apostar quanto, como você vai dar o maior valor a este livro? Por quais motivos? Todos e mais alguns. Por exemplo: 1º, o tema é Paula Nei. E se é Paula Nei, a prosa é boa. 2º, o livro é de humor, e rir é o melhor que podemos e devemos fazer o máximo que puder. 3º, você comprou o danado, fez um investimento e quer que o investimento tenha sentido. 4º, o cara era cearense. 5º, a apresentação é do Chico Anysio e 6º, você aprovando, fica bom demais para o moço aqui que o escreveu.

Defender ser este Nei o primeiro humorista brasileiro é algo que faço sem esforço. O porquê, você mesmo descobrirá em cada página, em cada depoimento ou simplesmente em citações dos que com ele conviveram e até de quem só ouviu falar dele, depois de sua partida.

Minha maior satisfação é ter a certeza de que tudo o que aqui escrevi, representa apenas uma pequena parte do muito que se sabe sobre Paula Nei. O Nei é uma fonte inesgotável.

Portanto, prepare-se! Você esta entrando no mundo de Paula Nei. Antes de qualquer coisa, saiba: Paula Nei é um estado de espírito, assim como fora a belle époque, tempo em que ele viveu.”

 

SOBRE O AUTOR

JADER SOARES é cearense de Massapê. Nasceu no ano de 62 do século passado. Estreou como Humorista em 1984, no Teatro Vila Velha, em Salvador, Bahia, onde morou 5 anos. Desde 1985 mora em Fortaleza.

Professor, formado em História (UECE), ministrou aula durante 12 anos em vários colégios de Fortaleza. Deixou a sala de aula para viver exclusivamente de Humor. Estudioso do assunto, Jader é o idealizador do Dia do Humorista (12 de abril), diretor do Teatro Chico Anysio, Museu do Humor Cearense e Escritório do Riso (Centro de Estudo do Humor); além de presidente da ASSO-H (Associação dos Humoristas Cearenses).

Palestrante e Escritor, este é o seu 6º livro.  Lançou também vários cordéis e um CD.

Homem de Televisão, foi apresentador de programas na TV Diário e TV Jangadeiro e já participou, com seu personagem Zebrinha, dos seguintes programas nacionais: Domingão do Faustão, Globo Repórter, Profissão Repórter, Câmera Record, Domingo Legal, Domingo Espetacular, Esporte Espetacular, Comando da Madrugada, Show do Tom, Jornal Nacional e Encontro com Fátima Bernardes.

Na telona teve participação em quatro filmes: “Auto da Camisinha”, 2009; “Cine Hollyúdi I e II”, 2013/2018 e “Meliante, 2017.

Após o lançamento haverá Show de Humor com Leide Daiana e Colorau e Ronaldo.
 
 

Serviço:

Lançamento de Livro

“PAULA NEI – O Primeiro Humorista Brasileiro”

Autor: Jader Soares

Dia 25 de outubro de 2015

19h

Local: Shopping Benfica (Praça de Alimentação)

Contato do autor (85) 3252 3741 – 999 91 0460

Nenhum comentário:

Postar um comentário